terça-feira, dezembro 25

A Propósito...


Christmas (Baby Please Come Home): U2

domingo, dezembro 23

Super Mariza


Absolutamente fabuloso!
Voltem, Fedorentos!...

Os senhores Chavez e Pinto de Sousa


A expressão ARENA INTERNACIONAL nunca foi tão apropriada!

CRÓNICAS DE NARNIA


Para quem gosta de histórias fantásticas, é decerto imperdível: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE, segundo a obra Crónicas de Narnia de C.S Lewis! Ainda não vi, por isso é apenas um palpite!...

VIACOM processa YOUTUBE



AQUI
Jon Stewart é das coisas melhores que aparecem em Televisão. O Daily Show é algo que vale a pena ver.
Lamento não ter encontrado a versão com legendas.

sábado, dezembro 22

A Peste


AQUI
A SIDA é sem dúvida um flagelo terrível. É imprescindível alertar para os comportamentos de risco. Parece sempre pouco o que se faz para prevenir, já que a cura ainda não é garantida.

No entanto, as campanhas de prevenção deixam sempre algo de desconfortável no ar. Como se acabassem por pôr em causa a própria possibilidade de um relacionamento amoroso. Como se taxassem de pecado e maldição a união sexual.

É uma estranha contradição, e talvez por isso este impressionante video me tenha deixado um grande mal-estar.

Hmmm... será?


Novo 2CV, lançamento previsto para 2009.
Acham que esta coisa esfregadinha, polidinha, redondinha como todos os outros que por aí andam, pode substituir aquele velho 2CV rude, terra-a-terra e honestamente diferente?...

Citroen 2CV






Não são umas encantadoras viaturas?... todo-terreno, fiáveis, económicos, e essas coisas todas. Para mim, só tem um defeito: não é possível manter a janela aberta um pouquinho quando chove.

Nissan-GT-R




Sempre tive um fraco por Nissans, desde o primeiro Micra...

Lamborghini Reventón




Este não: parece o carro do Batman!... E só tenho dois Super-Heróis: o Fantasma e o Mandrake!

Bugatti Veyron 16.4



Parece que é um dos carros de sonho do ano...
Não percebo por que o 2CV nunca é incluído nestas listas anuais de dream-machines!!! BAAAH!!

sexta-feira, dezembro 21

Portinari, ainda


O LAVRADOR DE CAFÉ, a obra de Cândido Portinari roubada hoje do Museu de arte Moderna de s. Paulo.

Ciência Política


AQUI

Penteados e malpenteados






Sempre achei horrorosa aquela princesa Leah da Guerra das Estrelas. Com especial relevo para o penteado, absurdo numa combatente: nada mais idiota do que a falta de adequação dos pormenores à realidade dos personagens. O mesmo acontecia com AS tripulantes do Star Trek, enfiadas em calções curtíssimos e desconfortáveis, enquanto os cavalheiros usavam uniformes de calça comprida, muito mais apropriados às funções técnicas e militares inerentes à navegação e manutenção de uma nave interstelar.
Pois achei graça a uma lista de penteados ridículos exibidos em filmes, donde retirei estes exemplos.
São mesmo MALPENTEADOS, não são?

Portinari de novo


AUTORETRATO


SÃO JORGE

Portinari






Não consegui descobrir qual a obra de Portinari hoje roubada juntamente com o Picasso. Cândido Portinari (1903-1962)é o pintor modernista brasileiro mais conhecido internacionalmente. Julgo que estas obras dão uma ideia sobre a sua pintura.
Não consegui introduzir os nomes, mas são quatro pinturas sacras, colocadas em igrejas e capelas - S. João Baptista, Santo António, A Fuga Para O Egipto, Jesus - e ainda o famoso Mestiço.

Picasso 2


Retrato de Suzanne Bloch, o Picasso roubado hoje do Museu de Arte Moderna de S. Paulo.

Picasso 1






Para mim, que não tenho sensibilidade para o cubismo, o chamado Período Azul constitui a fase preferida das obras de Picasso, ainda que também goste do Período Rosa.
Hoje, em que no Brasil uma obra do Período Azul foi roubada em três minutos, apeteceu-me recordar algumas obras desta fase da vida e obra de Picasso.

quarta-feira, dezembro 19

Adios, incandescente!


Com vista a reduzir os custos da iluminação, a tradicional lâmpada eléctrica incandescente vai ser eliminada do mercado australiano a partir de 2010 e do americano a partir de 2012. O objectivo é a utilização generalizada das lâmpadas de baixo consumo, como as fluorescentes em caixa ou em forma bolbosa, que não desperdiçam sob forma de calor a maior parte da electricidade consumida.
Devo dizer que utilizo lâmpadas de baixo consumo desde que apareceram, e maioria delas durou mais de dez anos - o que permitiu recuperar largamente o investimento feito. Esperemos que os preços baixem à medida que as vendas aumentam!
Pelo que sei, se todos nós optássemos por usar este tipo de lâmpadas, o volume de importações de energia eléctrica baixaria drasticamente no nosso país.
As razões para não se investir numa campanha SÉRIA que mostre aos portugueses as vantagens de tal opção, é algo que nem vou equacionar!

Coisas da Filosofia



A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos que te são inferiores.
Platão
Verdades intemporais?... será que afinal existem?...

segunda-feira, dezembro 17

Coisas do Amor


Para quê preocupar-se com algumas rugas?...

A Seca


Abastecimento público de água à cidade de Bragança feito através de camiões-cisterna
A cidade tem apenas reservas para 37 dias.
Notícia de O Público, em 14-12-2007

quarta-feira, dezembro 12

Global climate change, war, and population decline in recent human history


AQUI
Também é possível fazer o download gratuito. O assunto merece a nossa melhor atenção, julgo eu. Para mim, é completamente apaixonante!

terça-feira, dezembro 4

Petição


AQUI : MAIS INFORMAÇÕES.
A especial atenção a este caso não nos dispensa, enquanto cidadãos, de combater todas as outras formas de maus-tratos que as crianças sofrem neste país.

E o Óscar vai para...


Ora aqui estaria uma interessante reposição!... Suponho que não teriam faltado espectadores, dado o nosso gosto em observar cenas macabras.

domingo, dezembro 2

As Duas Vizinhas


A vizinha do terceiro andar só morava naquele prédio há dois anos, quando deu conta de que a vizinha do primeiro andar tinha sido operada ao cancro da mama.
Ficou a pensar na vida difícil daquela mulher, seca e um pouco rude, que governava o condomínio quando ela ali chegara, e que a cumprimentava sempre com um pouco mais de amabilidade do que as outras representantes da terceira idade que viviam no prédio.
Lembrou-se que tinha a seu cargo um filho adulto que rompera o casamento uma semana antes da cerimónia, uma sogra surda e um marido que lhe falava sempre num tom áspero, audível para quem passava na escada.
Viu-a de regresso, com o cabelo reduzido a um buço triste, as faces encovadas e ainda mais escuras, a subir e descer a escada com compras, a levar à escola a neta que almoçava em casa dela, mal podendo respirar, mas sempre com a mesma coragem. Usava o cabelito ralo sem o esconder debaixo de nenhum lenço, parava em todos os degraus para respirar, e mal consentia ao marido que faltasse ao trabalho para a levar aos tratamentos.
Um dia, entrou na florista, aconselhou-se com a senhora e escolheu um grande ramo de rosas amarelas - já que o amarelo é a cor da saúde. Quem lhe abriu a porta no primeiro andar foi mesmo a dona da casa: entregou-lhe as rosas amarelas e disse algumas palavras sentidas e amáveis sobre melhoras rápidas. A senhora mostrou-se pouco receptiva e mesmo ligeiramente agastada. A outra saiu dali num passo pesado e triste, sentindo confusamente que tinha feito algo errado.

A vizinha do primeiro andar passou a cumprimentá-la de forma seca e quase agressiva.

Amor Fraternal


O Aniceto e o Joaquim são irmãos.
Lutaram ombro a ombro durante uma vida inteira - por uma vida mais desafogada, primeiro, e depois para gozarem de alguma prosperidade, já com uma fábrica de razoáveis dimensões como património. Um dia, o Aniceto adoeceu gravemente. Diagnóstico: problema incurável de rins.
O Joaquim deu o seu rim para salvar a vida do irmão.
O Aniceto recuperou, o rim do Joaquim assentou-lhe que nem uma luva, e regressou à Fábrica onde ambos tinham labutado durante tantos anos lado a lado.
O seu primeiro acto, ao regressar, foi mandar embora o Joaquim.

Para mim, o que se passa é que o ego Aniceto é demasiado pequenino para tamanha dívida.
Há carradas de ANICETOS por aí à solta!...