sábado, julho 26

Echus Chasma



AQUI

Estas imagens de Marte não são obtidas pela Phoenix, mas sim pelo Mars Express, que circula em torno do planeta vermelho.
A primeira mostra o Echus Chasma rodeado de arribas com 4 kms de altura, junto a uma vasta cratera de impacto, e a segunda mostra a localização daquela formação no planeta, permitindo articulá-la com outras formações de grande dimensão, e que parecem ter resultado da acção da água.
O link permite aceder a mais informação, para quem desejar saber mais.

Júpiter sobre Éfeso


Esta imagem recorda-me um certo olhar sobre o mundo grego próprio dos intelectuais do séc. XIX. No entanto, mostra simplesmente o planeta Júpiter surgindo sobre Éfeso, à medida que o Sol se põe.
Éfeso, uma opulenta cidade grega da costa do Mar Egeu, foi muitas coisas ao longo dos séculos: famosa pelo templo de Artémis (uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo) construído cerca de 550 A.C., era uma importante cidade do Império Romano quando se tornou um lugar significativo do cristianismo - com um importante núcleo de crentes a quem S. Paulo escreveu uma famosa Carta.
Sobre estas impressionantes ruínas, um planeta, identificado pelo nome do supremo deus romano, brilha num anoitecer de Julho 2008 da era Cristã. E tudo isto coloca, só por si, uma série de questões sobre o perene e o efémero, a terra e o céu, o humano e o divino...

terça-feira, julho 8

Gelo e Padrões





Continua o fascínio da descoberta. Mais gelo, e o jogo infinito dos padrões deixados sobre o solo por líquidos em movimento.
Puro prazer da descoberta!

sábado, julho 5

Met Museum de New York



VER
Uma exposição patrocinada por Giorgio Armani, subordinada ao tema: Superheroes: Fashion and Fantasy. Muito interessante!