sábado, agosto 30

Gustav, de novo





Diferentes momentos da evolução do Gustav.
A última imagem ilustra a fase de nível 4.

Gustav



De simples tempestade tropical a furacão de nível 4, com a expectativa de atingir o nível 5: Gustav. A primeira foto ilustra o efeito no mar na fase inicial, enquanto que a segunda mostra a força das ondas depois do Gustav atingir o nível 4.
Em volta do Golfo do México as pessoas são evacuadas. As Ilhas (como Cuba, Caiman, Bahamas) foram as primeiras a sentir a ameaça, mas a costa sul dos States também está na rota do Gustav e uma das cidades em perigo é precisamente New Orleans, que ainda ostenta as cicatrizes do Katrina.
Os media americanos classificam-no como monstro e na verdade é isso que se pressente: uma força monstruosa, que ameaça pessoas, animais, vegetação, cidades... TUDO!
A Natureza numa das suas manifestações mais terríveis.

quinta-feira, agosto 28

Citrinos


A tempestade tropical Fay deixou muitas cicatrizes atrás de si, mas esta foi a consequência com o maior raio de acção: a escassez de citrinos nos States, donde resultou que o sumo de laranja natural passou a custar quase cinco vezes mais.
A indústria de citrinos da Flórida movimenta 9 biliões de dólares mas está indefesa perante as tempestades tropicais. Estas, ao provocar inundações, não só destroem as árvores como deixam as sobreviventes mais susceptíveis de contrair doenças que afectam largamente a produção.

Situações como esta recordam de uma forma muito forte que o efeito das alterações ambientais nunca é meramente local, e se faz sentir muito para além do que é imediatamente visível.

Além disso, sou sensível ao desgosto dos outros apreciadores de sumo de laranja natural...