sexta-feira, novembro 14

Livre Arbítrio



AQUI
De regresso a este planeta, algo que dá que pensar... Muitas coisas estão implícitas neste pequeno vídeo. Muitíssimas, e muito importantes.

terça-feira, novembro 4

Duplo Anel


É de ficar siderada. Literalmente.
Sugiro que cliquem no link "When galaxies collide" no texto que acompanha esta imagem no site da Nasa, porque o video é muito elucidativo sobre o processo que produz esta maravilha do Universo. Infelizmente, o blogger não me está a deixar importar esse link. Mas podem segui-lo no post anterior.

sexta-feira, outubro 17

O visitante que vem de longe


Não é frequente uma imagem tão perfeita de um meteoro. Este bólide de luz foi avistado sobre o State Park de Black Mesa, Oklahoma, nos States.
AQUI
há mais... gosto de me manter perto destas coisas!

Orografia de Marte


Uma imagem extraordinariamente bela de Marte: Chasma Boreale, essa misteriosa cicatriz montanhosa que divide a camada de gelo a norte do Planeta Vermelho. Existe a hipótese da origem vulcânica deste relevo, com um km de extensão e uma bela cor vermelha nas cristas.

A Terra brilha na noite...


Impressiona-me esta imagem em que as luzes estão acesas na noite... Origina muitas reflexões sobre muitas coisas, mas não me apetece moralizar sobre a energia consumida ou a repartição pelo globo desse mesmo consumo. Deixo apenas o documento.

Actividade Solar


Mais uma interessante imagem documentando a actividade do nosso Sol.

sábado, setembro 27

Um Novo Ciclo?


Esta mancha brilhante no disco solar tem emocionado os cientistas, porque o Sol tem estado invulgarmente tranquilo durante o último ano, e não dispomos de nenhuma explicação para esse facto. Sabe-se apenas que o Sol está entre ciclos, digamos assim. Eventualmente, este sinal de intensa actividade poderá representar o início do novo ciclo.

segunda-feira, setembro 22

Equinócio


AQUI
Para saber tudo sobre o equinócio, uma das palavras mais bonitas que há e um dos momentos mais doces do ano.

sexta-feira, setembro 12

I say: do you like Ike?


Claro que aqueles estetas da desgraça acabaram assim, na melhor das hipóteses. Pai e filho encharcados pelo efeitos do Ike na praia, diz a notícia.
Bem dizia um dos meus primos: quem sai aos seus não regenera! !

Do you like Ike?





A primeira é uma imagem excepcional do Ike no Golfo do México.
Mas as minhas imagens de eleição são as outras...

Lembram-se daquela famosa ONDA que há alguns anos assustou os veraneantes no Algarve? Lembram-se que as pessoas encheram tudo o que era costa à espera de ver como era a onda? Uma onda que afinal era apenas um grande aglomerado de nuvens, efeitos ópticos e poluição sobre o mar, mas que, a existir, teria varrido tudo até à Serra de Monchique - um verdadeiro maremoto .
Pois lembrei-me disso ao ver estas imagens: há sempre uma sensação estranha quando verificamos que a natureza humana é mesmo UNIVERSAL! Está a chegar ao Texas um temível furacão, o mar galga tudo, e as pessoas acham oportuno ficar na praia a tirar fotos e a ver o espectáculo!
Extraordinário!

Uma coisa é roupa...


AQUI

Penso que vale a pena saber que ISTO foi congeminado, desenhado, cortado e costurado... Os trapinhos são uma tortura para quem os vê e para quem os exibe na passerelle.
Os comentários da editora de moda, esses, são certeiros!

terça-feira, setembro 9

Behind Blue Eyes


A versão acústica alguns anos mais tarde por Pete Towsend.
E a versão de juventude:

Uma letra de se lhe tirar o chapéu!...

Baba O'Riley


Nem tudo era explosivo com estes ícones da Era Woodstock...
Não resisto a publicar mais esta: aqui há muita qualidade.

The Who


Pois é: não acreditem em tudo o que os vossos directos antepassados contam sobre a sua virtuosa juventude!...
THE WHO, que muitos consideraram uma das bandas mais talentosas e influentes do seu tempo, cantam no Festival de Monterey: My Generation.

He Stopped Loving Her Today


AQUI
e
AQUI

Sempre achei que uma música se entendia melhor ouvindo diferentes interpretações...

If Drinking Don't Kill Me & Fifty Thousand Names


AQUI
e
AQUI
Canta George Jones, considerado um dos maiores nomes da Country & Western Music.

sábado, setembro 6

Música e personalidade



O Professor Adrian North da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, divulgou os resultados de uma investigação sobre as ligações entre as preferências musicais e a personalidade das pessoas.
O estudo incidiu sobre 36,518 pessoas em todo o mundo, que tiveram de manifestar os seus gostos sobre 104 estilos de música diferentes, antes de darem resposta a perguntas que testam a personalidade.

Conclusões? Aqui vão algumas:
Os apreciadores de música clássica e de jazz são criativos com boa auto estima, mas os primeiros são tímidos e os segundos muito mais sociáveis.

O country é apreciado por pessoas tímidas e trabalhadoras; os fans de rap gostam de conviver, enquanto que os fans de indie são pouco simpáticos e têm falta de auto estima.

Os apreciadores de soul são criativos, sociáveis, sentem-se bem consigo próprios e têm elevada auto estima.

Parece que Adrian North continua à procura de voluntários que colaborem na sua investigação. Mais informações disponíveis AQUI

sábado, agosto 30

Gustav, de novo





Diferentes momentos da evolução do Gustav.
A última imagem ilustra a fase de nível 4.

Gustav



De simples tempestade tropical a furacão de nível 4, com a expectativa de atingir o nível 5: Gustav. A primeira foto ilustra o efeito no mar na fase inicial, enquanto que a segunda mostra a força das ondas depois do Gustav atingir o nível 4.
Em volta do Golfo do México as pessoas são evacuadas. As Ilhas (como Cuba, Caiman, Bahamas) foram as primeiras a sentir a ameaça, mas a costa sul dos States também está na rota do Gustav e uma das cidades em perigo é precisamente New Orleans, que ainda ostenta as cicatrizes do Katrina.
Os media americanos classificam-no como monstro e na verdade é isso que se pressente: uma força monstruosa, que ameaça pessoas, animais, vegetação, cidades... TUDO!
A Natureza numa das suas manifestações mais terríveis.

quinta-feira, agosto 28

Citrinos


A tempestade tropical Fay deixou muitas cicatrizes atrás de si, mas esta foi a consequência com o maior raio de acção: a escassez de citrinos nos States, donde resultou que o sumo de laranja natural passou a custar quase cinco vezes mais.
A indústria de citrinos da Flórida movimenta 9 biliões de dólares mas está indefesa perante as tempestades tropicais. Estas, ao provocar inundações, não só destroem as árvores como deixam as sobreviventes mais susceptíveis de contrair doenças que afectam largamente a produção.

Situações como esta recordam de uma forma muito forte que o efeito das alterações ambientais nunca é meramente local, e se faz sentir muito para além do que é imediatamente visível.

Além disso, sou sensível ao desgosto dos outros apreciadores de sumo de laranja natural...

sábado, julho 26

Echus Chasma



AQUI

Estas imagens de Marte não são obtidas pela Phoenix, mas sim pelo Mars Express, que circula em torno do planeta vermelho.
A primeira mostra o Echus Chasma rodeado de arribas com 4 kms de altura, junto a uma vasta cratera de impacto, e a segunda mostra a localização daquela formação no planeta, permitindo articulá-la com outras formações de grande dimensão, e que parecem ter resultado da acção da água.
O link permite aceder a mais informação, para quem desejar saber mais.

Júpiter sobre Éfeso


Esta imagem recorda-me um certo olhar sobre o mundo grego próprio dos intelectuais do séc. XIX. No entanto, mostra simplesmente o planeta Júpiter surgindo sobre Éfeso, à medida que o Sol se põe.
Éfeso, uma opulenta cidade grega da costa do Mar Egeu, foi muitas coisas ao longo dos séculos: famosa pelo templo de Artémis (uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo) construído cerca de 550 A.C., era uma importante cidade do Império Romano quando se tornou um lugar significativo do cristianismo - com um importante núcleo de crentes a quem S. Paulo escreveu uma famosa Carta.
Sobre estas impressionantes ruínas, um planeta, identificado pelo nome do supremo deus romano, brilha num anoitecer de Julho 2008 da era Cristã. E tudo isto coloca, só por si, uma série de questões sobre o perene e o efémero, a terra e o céu, o humano e o divino...

terça-feira, julho 8

Gelo e Padrões





Continua o fascínio da descoberta. Mais gelo, e o jogo infinito dos padrões deixados sobre o solo por líquidos em movimento.
Puro prazer da descoberta!

sábado, julho 5

Met Museum de New York



VER
Uma exposição patrocinada por Giorgio Armani, subordinada ao tema: Superheroes: Fashion and Fantasy. Muito interessante!

terça-feira, junho 24

Mundo Terra 2


Afinal, a existência desta tribo é conhecida pelos organismos oficiais desde 1910, disse o autor das fotografias, José Carlos Meirelles. Segundo este, ao apresentar a tribo como "perdida" houve a intenção de alertar o mundo para a ameaça que a invasão industrial representa para estas pessoas.

A causa pode ser boa, mas nunca há razões suficientemente boas para defender uma causa com mentiras.

quinta-feira, junho 19

Auto retrato rindo


Atestado recentemente, suspeito aos olhos de outros, vendido por uma pechincha ou não, este interessante retrato banhado de boa disposição chega-me para alegrar os olhos.
Deixemos aos peritos a discussão da autenticidade ou da verdadeira identidade do retratado.

quarta-feira, junho 18

Vem Devagar Emigrante


Dentro da mais estrita intenção didáctica, uma canção de Graciano Saga.

Material riquíssimo para qualquer análise musical, linguística e sociológica, eventualmente subsidiada pela Prevenção Rodoviária, é um documento interessante.
Estou convencida de que é um êxito entre o público-alvo. Talvez pela simples razão de que fala de coisas muito reais e que preocupam as pessoas. Para muitos emigrantes, estas palavras de rima forçada, chãs e mal encaixadas na música, corresponderão a vivências bem concretas e dolorosas: com elas se exorciza ou verbaliza um sofrimento que de outro modo ficaria por objectivar.

Para muitos outros, é apenas uma cantiga sem jeito, cruel na sua pretensão de exprimir sentimentos elevados.

terça-feira, junho 17

O céu por cima das nossas cabeças


Achei interessante mostrar outra face de Eta Carinae. Outro método, outra visão da realidade. O céu é infinito. A Natureza também.

O céu sobre as nossas cabeças


Há cerca de 165 anos, o brilho da estrela Eta Carinae tornou-se o segundo maior no céu nocturno. Em 20 anos, depois de ter ejectado massa coronária superior à massa do Sol, Eta Carinae perdeu o brilho mas fez surgir esta Nebulosa do Homúnculo. A sua elevada massa e grande volatilidade criam fortes probabilidades de vir a explodir numa espectacular supernova em poucos milhões de anos.
Esta é uma imagem composta obtida a partir de captações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble na última década.

domingo, junho 8

Homenagem às vítimas




No meio do sofrimento continuado, os concidadãos das vítimas realizam este acto simbólico em sua homenagem, pondo velas a flutuar sobre as águas. Um gesto cheio de significado.

Olho de Gato





Uma das mais conhecidas nebulosas é a Olho de Gato (NGC 6543) que se encontra a mais de meio ano-luz. Corresponde à fase final de uma estrela semelhante ao sol. No processo de investigação sobre as suas estruturas internas, a famosa imagem obtida pelo Hubble foi reprocessada, e para além de outros processos técnicos, utilizou-se uma palette de cores mais rica. Conseguiu-se, deste modo, melhorar a visibilidade de alguns dos pormenores.
Na Olho de Gato, podemos antecipar o futuro do nosso próprio Sol, daqui a 5 biliões de anos...
A imagem da NGC6543 que está em primeiro lugar tem outro tipo de processamento, e permite-nos colocar mais uma vez a questão da interferência dos instrumentos de observação sobre o modo como apreendemos a realidade.

sábado, junho 7

Lua de Junho


A beleza, por vezes, está tão perto!

Fotografia de Miguel Claro, publicada hoje no site da NASA: a Lua na madrugada de Lisboa. Ao fundo, a Serra de Sintra.

segunda-feira, junho 2

E se for gelo?


Uma emoção, sem dúvida: e se for gelo? E se houver vida em Marte? E que tipo de vida?...
A emoção da descoberta está apenas a começar, por estes lados!

sexta-feira, maio 30

O Planeta Vermelho



Há algo de comovente nestas imagens: a Phoenix desce em Marte, e envia fotografias do solo vermelho e ressequido. E de repente, o planeta vermelho parece estar tão perto!
Seremos um dia cidadãos do Sistema Solar?

Natália de Andrade


AQUI
e
AQUI

AVISO: este post tem uma intenção eminentemente didáctica, e não ofenderemos o intelecto dos nossos leitores dando mais explicações sobre o assunto...

Mundo Terra





Três imagens, uma realidade que desconhecíamos.
Reparei no gesto de defesa dos guerreiros diante do avião que os sobrevoa com a intenção expressa de os revelar ao mundo. A natureza humana na sua mais ancestral manifestação: o instinto de defesa e de protecção do grupo.
Mas reparei sobretudo no estado precário das habitações.

Humanos como nós, vida dura como a nossa. Talvez mais dura? Ou talvez não?
Ah, Rousseau, se pudéssemos acreditar no mito do feliz selvagem!