terça-feira, junho 24
Mundo Terra 2
Afinal, a existência desta tribo é conhecida pelos organismos oficiais desde 1910, disse o autor das fotografias, José Carlos Meirelles. Segundo este, ao apresentar a tribo como "perdida" houve a intenção de alertar o mundo para a ameaça que a invasão industrial representa para estas pessoas.
A causa pode ser boa, mas nunca há razões suficientemente boas para defender uma causa com mentiras.
quinta-feira, junho 19
Auto retrato rindo
quarta-feira, junho 18
Vem Devagar Emigrante
Dentro da mais estrita intenção didáctica, uma canção de Graciano Saga.
Material riquíssimo para qualquer análise musical, linguística e sociológica, eventualmente subsidiada pela Prevenção Rodoviária, é um documento interessante.
Estou convencida de que é um êxito entre o público-alvo. Talvez pela simples razão de que fala de coisas muito reais e que preocupam as pessoas. Para muitos emigrantes, estas palavras de rima forçada, chãs e mal encaixadas na música, corresponderão a vivências bem concretas e dolorosas: com elas se exorciza ou verbaliza um sofrimento que de outro modo ficaria por objectivar.
Para muitos outros, é apenas uma cantiga sem jeito, cruel na sua pretensão de exprimir sentimentos elevados.
terça-feira, junho 17
O céu por cima das nossas cabeças
O céu sobre as nossas cabeças
Há cerca de 165 anos, o brilho da estrela Eta Carinae tornou-se o segundo maior no céu nocturno. Em 20 anos, depois de ter ejectado massa coronária superior à massa do Sol, Eta Carinae perdeu o brilho mas fez surgir esta Nebulosa do Homúnculo. A sua elevada massa e grande volatilidade criam fortes probabilidades de vir a explodir numa espectacular supernova em poucos milhões de anos.
Esta é uma imagem composta obtida a partir de captações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble na última década.
domingo, junho 8
Homenagem às vítimas
Olho de Gato
Uma das mais conhecidas nebulosas é a Olho de Gato (NGC 6543) que se encontra a mais de meio ano-luz. Corresponde à fase final de uma estrela semelhante ao sol. No processo de investigação sobre as suas estruturas internas, a famosa imagem obtida pelo Hubble foi reprocessada, e para além de outros processos técnicos, utilizou-se uma palette de cores mais rica. Conseguiu-se, deste modo, melhorar a visibilidade de alguns dos pormenores.
Na Olho de Gato, podemos antecipar o futuro do nosso próprio Sol, daqui a 5 biliões de anos...
A imagem da NGC6543 que está em primeiro lugar tem outro tipo de processamento, e permite-nos colocar mais uma vez a questão da interferência dos instrumentos de observação sobre o modo como apreendemos a realidade.
sábado, junho 7
Lua de Junho
segunda-feira, junho 2
E se for gelo?
Subscrever:
Mensagens (Atom)