terça-feira, junho 24

Mundo Terra 2


Afinal, a existência desta tribo é conhecida pelos organismos oficiais desde 1910, disse o autor das fotografias, José Carlos Meirelles. Segundo este, ao apresentar a tribo como "perdida" houve a intenção de alertar o mundo para a ameaça que a invasão industrial representa para estas pessoas.

A causa pode ser boa, mas nunca há razões suficientemente boas para defender uma causa com mentiras.

quinta-feira, junho 19

Auto retrato rindo


Atestado recentemente, suspeito aos olhos de outros, vendido por uma pechincha ou não, este interessante retrato banhado de boa disposição chega-me para alegrar os olhos.
Deixemos aos peritos a discussão da autenticidade ou da verdadeira identidade do retratado.

quarta-feira, junho 18

Vem Devagar Emigrante


Dentro da mais estrita intenção didáctica, uma canção de Graciano Saga.

Material riquíssimo para qualquer análise musical, linguística e sociológica, eventualmente subsidiada pela Prevenção Rodoviária, é um documento interessante.
Estou convencida de que é um êxito entre o público-alvo. Talvez pela simples razão de que fala de coisas muito reais e que preocupam as pessoas. Para muitos emigrantes, estas palavras de rima forçada, chãs e mal encaixadas na música, corresponderão a vivências bem concretas e dolorosas: com elas se exorciza ou verbaliza um sofrimento que de outro modo ficaria por objectivar.

Para muitos outros, é apenas uma cantiga sem jeito, cruel na sua pretensão de exprimir sentimentos elevados.

terça-feira, junho 17

O céu por cima das nossas cabeças


Achei interessante mostrar outra face de Eta Carinae. Outro método, outra visão da realidade. O céu é infinito. A Natureza também.

O céu sobre as nossas cabeças


Há cerca de 165 anos, o brilho da estrela Eta Carinae tornou-se o segundo maior no céu nocturno. Em 20 anos, depois de ter ejectado massa coronária superior à massa do Sol, Eta Carinae perdeu o brilho mas fez surgir esta Nebulosa do Homúnculo. A sua elevada massa e grande volatilidade criam fortes probabilidades de vir a explodir numa espectacular supernova em poucos milhões de anos.
Esta é uma imagem composta obtida a partir de captações realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble na última década.

domingo, junho 8

Homenagem às vítimas




No meio do sofrimento continuado, os concidadãos das vítimas realizam este acto simbólico em sua homenagem, pondo velas a flutuar sobre as águas. Um gesto cheio de significado.

Olho de Gato





Uma das mais conhecidas nebulosas é a Olho de Gato (NGC 6543) que se encontra a mais de meio ano-luz. Corresponde à fase final de uma estrela semelhante ao sol. No processo de investigação sobre as suas estruturas internas, a famosa imagem obtida pelo Hubble foi reprocessada, e para além de outros processos técnicos, utilizou-se uma palette de cores mais rica. Conseguiu-se, deste modo, melhorar a visibilidade de alguns dos pormenores.
Na Olho de Gato, podemos antecipar o futuro do nosso próprio Sol, daqui a 5 biliões de anos...
A imagem da NGC6543 que está em primeiro lugar tem outro tipo de processamento, e permite-nos colocar mais uma vez a questão da interferência dos instrumentos de observação sobre o modo como apreendemos a realidade.

sábado, junho 7

Lua de Junho


A beleza, por vezes, está tão perto!

Fotografia de Miguel Claro, publicada hoje no site da NASA: a Lua na madrugada de Lisboa. Ao fundo, a Serra de Sintra.

segunda-feira, junho 2

E se for gelo?


Uma emoção, sem dúvida: e se for gelo? E se houver vida em Marte? E que tipo de vida?...
A emoção da descoberta está apenas a começar, por estes lados!