quarta-feira, dezembro 19

Adios, incandescente!


Com vista a reduzir os custos da iluminação, a tradicional lâmpada eléctrica incandescente vai ser eliminada do mercado australiano a partir de 2010 e do americano a partir de 2012. O objectivo é a utilização generalizada das lâmpadas de baixo consumo, como as fluorescentes em caixa ou em forma bolbosa, que não desperdiçam sob forma de calor a maior parte da electricidade consumida.
Devo dizer que utilizo lâmpadas de baixo consumo desde que apareceram, e maioria delas durou mais de dez anos - o que permitiu recuperar largamente o investimento feito. Esperemos que os preços baixem à medida que as vendas aumentam!
Pelo que sei, se todos nós optássemos por usar este tipo de lâmpadas, o volume de importações de energia eléctrica baixaria drasticamente no nosso país.
As razões para não se investir numa campanha SÉRIA que mostre aos portugueses as vantagens de tal opção, é algo que nem vou equacionar!

3 comentários:

rogério sousa disse...

sim, sim. nem vale a pena equacionar...

Anónimo disse...

A propósito disto e de outras coisas, li no outro dia não sei onde (acho que na revista da DECO), que se todos os automobilistas do mundo cumprissem, além de outros procedimentos, só, os limites de velocidade estabelecidos por lei, a redução de CO2 seria reduzida seriamente em todo o mundo.
Espantoso! Não?

Eurydice disse...

Pois, Rui Silva!... Lá está: dá que pensar !... se é tão relevante, por que não insistir nas consequências ecológicas?