sexta-feira, outubro 12

Desculpe, não entendi...


(Extractos da entrevista feita por Pedro Almeida Vieira e publicada no “Notícias de Sábado”, suplemento semanal do “DN”, de 6 de Outubro)

Jornalista: Havia vidas desgraçadas quando não existiam divórcios…

Monsenhor LG: Havia e hoje também há. No tempo em que não havia divórcios, havia situações bastante dolorosas, mas a pessoa resignava-se. A mulher dizia: calhou-me este homem, não tenho outra possibilidade, vou fazer o que posso. Ao passo que hoje as pessoas querem safar-se de uma situação e caem noutras piores.

Jornalista: Na sua opinião, uma mulher agredida pelo marido deve manter o casamento ou divorciar-se?

Monsenhor LG: Depende do grau da agressão.

Jornalista: O que é isso do grau da agressão?

Monsenhor LG: Há o indivíduo que bate na mulher todas as semanas e há o indivíduo que dá um soco na mulher de três em três anos.

Jornalista: Então reformulo a questão: agressões pontuais justificam um divórcio?

Monsenhor LG
: Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tivesse um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não. Evidentemente que era um abuso, mas não era um abuso de gravidade suficiente para deixar o homem que a amava.

Jornalista: A questão do aborto é outro dos temas em que a Igreja recebe críticas …

Monsenhor LG: Aí é um caso limite em que não há qualquer hipótese da Igreja Católica vir a ceder. A Igreja entende que não temos direito sobre o nosso igual. A vida existe porque Deus quer.

Jornalista: Não faria sentido que, exactamente para evitar abortos, a Igreja tivesse outra postura em relação ao uso de preservativos?

Monsenhor LG: Não creio que em relação ao preservativo seja fácil. Além disso, sabemos que não há capacidade para distribuir a toda a população mundial, sabendo-se ainda que entre 20 a 30 por cento da Humanidade vivem com menos de um dólar por dia, que é o preço de um preservativo.

Jornalista: Porque é que a Igreja se mostra sempre tão rígida, se Deus nos criou com o corpo que temos, as sensações e as necessidades….

Monsenhor LG: Não uma questão da Igreja Católica nem doutras religiões. A sociedade entendeu que a melhor forma de preservar a paz, no fundo o progresso, foi tirar as mulheres da frente dos homens. O perigo não são as mulheres, o perigo está nos homens.

Jornalista: Isso parece-me uma evolução. Há uns séculos, a mulher é que corporizava o mal, o desejo…

Monsenhor LG: Atenção, corporizava no sentido em que se entendia estar a propensão activa no homem. Se o homem não se impressiona com a mulher, a mulher não se impressiona com o homem. O perigo está nos homens, está no macho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma babuseira pior que a outra.
As palavras deste Monsenhor nem merecem comentários...
Já tinha lido a primeira parte no Argos, o senhor quanto mais fala mais asneiras diz.
No coments...

Letícia disse...

ai, valha-nos Deus!!
as coisas que se dizem em nome d’Ele!!...

esse senhor (que, tendo o título de "Monsenhor", fala em nome de um grupo, é portanto senhor de uns quantos indivíduos) deveria ser abençoado com uma lavagem cerebral.

Eurydice disse...

É extraordinário, não é?... Eu nem queria acreditar!
A Igreja Católica nem precisa de inimigos, com ilustres destes!...

Pedro Fontela disse...

Os crentes coitados bem tentam racionalizar o que vai saindo da boca destes senhores... mas todos os esforços são em vão.

Eurydice disse...

A mim espanta-me que pessoas destas não percebam que não se podem dizer tais coisas, Pedro. Vivem decerto num castelo de marfim e água-benta.
Se eu fosse crente, aí sim, ficava mesmo zangada!... ;)