quarta-feira, janeiro 23

The Gods Themselves



Isaac Azimov, 1920-1992.
Escritor e bioquímico, tinha um particular dom de comunicação, evidenciado em especial nas suas palestras de divulgação científica. Dotado de um QI de 175, segundo várias estimativas, foi presidente honorário de uma associação internacional para superdotados, a MENSA.
As suas histórias têm a particularidade de apresentar ao leitor não só conhecimentos científicos mas também o uso do método científico como meio de resolver os problemas colocados aos personagens. É admirável a capacidade criadora deste homem, que nunca abdica do rigor científico e constrói as suas belas histórias a partir de teorias da química e da física.
A história que mais aprecio é THE GODS THEMSELVES (O DESPERTAR DOS DEUSES), extraordinário relato baseado na aplicação do princípio da termodinâmica, e dobrado de uma improvável história de amor entre um cientista terráqueo e uma humana nascida na Lua, onde o homem foi exilado. Tem ainda a singularidade de definir de modo perfeitamente coerente um mundo paralelo e consistente, com formas de vida bem diferentes das nossas.
Azimov é, para muitos, o Imperador da ficção científica, existindo mesmo um quadro que o representa sentado num trono imperial.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não o conhecia... vou estar atenta =)