segunda-feira, janeiro 14

La Gioconda



O Dr. Armin Schlechter, perito em manuscritos na biblioteca da Universidade de Heidelberg, encontrou anotações nas margens de um livro confirmando definitivamente que Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, era realmente a pessoa retratada por Leonardo da Vinci no quadro conhecido como La Gioconda ou Mona Lisa.
As anotações, feitas pelo florentino Agostino Vespucci, que conhecia Leonardo, e datadas de Outubro de 1503, referem que Da Vinci trabalhava em três obras nessa altura, sendo uma delas o retrato de Lisa del Giocondo. A obra onde se encontra esta anotação é um conjunto de cartas do orador romano Cícero.
A primeira pessoa a dar notícia de que a Mona Lisa seria a mulher retratada por Leonardo foi um certo Giorgio Vasari, em 1550, mas surgiram dúvidas sobre o valor do testemunho, dado o lapso de tempo decorrido desde a execução da obra.

5 comentários:

Anónimo disse...

Viva, Bianca Castafiore! Que é feito de si, que nunca mais me visitou o estaminé?

Anónimo disse...

Tal como as "tretas" do "Código Da Vinci" na Última Ceia e das conjecturas femininas no jovem S. João, na realidade as coisas foram e são bem mais simples.
Só quem não conheça ou não queira conhecer a pintura de Leonardo e as suas características é que pode entrar em dicertações oníricas sobre as suas personagens ou os seus objectivos.
Até lá tudo servirá para escrever livros e ganhar dinheiro!

Anónimo disse...

http://musique.fluctuat.net/barbara/la-joconde-t15924.html

não encontrei a musica inteira, fica aqui um bocadinho ;)

Eurydice disse...

Anti-rousseau, não queres dar umas dicas mais concretas sobre essa questão da identidade da Mona Lisa em ligação com as características da pintura do Leonardo, etc? :)

Eurydice disse...

Obrigada pela dica, anónimo/a! :)