terça-feira, junho 12

American History X


O racismo é um assunto complicado...
este filme retrata-o de uma forma directa, mas mais do que isso, mostra que a educação/envolvência social é uma condicionante possível de vencer, que a responsabilidade dos nossos actos é nossa e só nossa, e as suas consequências somos nós que as sofremos.

3 comentários:

Eurydice disse...

Ah, bateste-me em velocidade!... :)

Tinha pensado em postar hoje sobre este! Um filme realmente bem estruturado sobre racismo. Um conjunto de interpretações de grande qualidade. Uma coragem e uma lucidez como raramente se vêem. Para mim, é o melhor filme que já vi sobre racismo.

FeminineMystique disse...

também gosto muito deste filme. só tem um senão: mostra a prisão como regeneradora, coisa de que tenho muitas dúvidas, tanto cá como nos EUA.

Eurydice disse...

Femininemystique, seria difícil desenvolver a história sem a transformação do "herói". :) E a mim pareceu-me bem fundamentada no carácter do personagem e nas experiências da prisão (a violação, o bom feitio e a amabilidade do prisioneiro negro, a presença constante e amiga do antigo professor que sempre o estimara, por ex.) essa tomada de consciência. Não achei que a prisão tivesse sido despida dos seus horrores e dos aspectos negativos que envolve.
Verdade seja que ainda não se inventou outra coisa para servir o poder coercivo da lei... Questão bicuda, com toda a certeza!