terça-feira, junho 19

De que cinema gostamos?

Há com certeza muitas razões que levam as pessoas ao cinema. Serão tão variadas quanto as pessoas, os seus gostos, personalidades e temperamentos. E ainda é preciso distinguir entre os filmes que agradaram mas que nunca nos ocorre voltar a ver, e aqueles que de facto nos apaixonaram.

Talvez porque não sou uma pessoa optimista, gosto do cinema que me faz pensar, mas, mais do que isso, que me inspira ou me dá alguma esperança. Ou ainda que me faz rir. Gosto que sejam de algum modo UNIVERSAIS.
Uma história simples e bem contada pode ser um desses filmes que me agradam. Como CASABLANCA ou SCHRECK.

Não me dêem coisas requentadas tipo SORRISO DA MONA LISA ou TITANIC: não há qualidade técnica que compense!

Detesto e nunca vejo filmes de terror, monstros ou serial killers: não suporto estar por perto de frankensteins, vampiros ou hanibals, nem suporto a tensão que me criam. Talvez não saiba gerir as realidades mais negras da mente humana, simplesmente. Ou talvez ache um desperdício de energias e de tempo...

Os meus filmes de guerra preferidos são THE THIN RED LINE, APOCALYPSE NOW e DOIS VULTOS NA PAISAGEM. Não são nem O CAÇADOR nem PLATOON: estes são, acho eu, filmes sobre o Vietnam; os outros são sobre o próprio conceito de guerra, a GUERRA UNIVERSAL.
Gosto de DANÇAS COM LOBOS, de O PIANO, de A AMANTE DO TENENTE FRANCÊS, de FORREST GUMP e de O PARAÍSO AGORA. Também gostei de BABEL. Cada um por razões diferentes ou talvez não. Ah, e tenho que acrescentar A GUERRA DAS ESTRELAS e MEN IN BLACK...

E já postei aqui sobre outros que, para mim, são inesquecíveis.

Demasiado contraditório? Viva Heraclito!

Sem comentários: