sábado, junho 23

Século XXI


As duas mulheres de cabelo banco e costas um pouco curvadas entraram juntas. Uma demorou-se a comprar o bilhete, enquanto a outra avançou pelo corredor.
Uma mulher jovem e bonita, com um vestido curto muito in, levantou-se e cedeu o lugar à primeira amiga, do outro lado do corredor.
Em seguida, o homem também jovem e bem parecido que ocupava o lugar à frente do meu, cedeu o lugar à segunda amiga de cabelos brancos, que agradeceu e comentou com um sorriso: "Se toda a gente fosse assim boa, o mundo seria melhor!".

Duas paragens à frente, o homem e a mulher saíram, tal como muitos outros passageiros, e a Primeira Amiga pôde sentar-se no lugar à frente do meu. Comentário da Segunda Amiga: "Estás a ver? Deu-me o lugar! É boa pessoa! E ainda há quem fale dos pretos! Estás a ver?! Há muito branco que não dá o lugar à gente! Lá por ser preto, não deixa de ser boa pessoa! Já viste isto? O rapazinho preto é mesmo boa pessoa!" - e continuou a falar com a Primeira Amiga, mas deixei de perceber o que ela dizia, porque passou a falar em tom de segredo.

5 comentários:

FeminineMystique disse...

nunca é tarde para aprender.

Eurydice disse...

Femininemystique, obrigada por colocares a coisa em termos optimistas!... :))
Eu, por mim, tenho algumas dúvidas, mas se começar a haver uma maioria optimista, meto as dúvidas na gaveta - com muito gosto!...

FeminineMystique disse...

foi demasiado optimista, o meu comentário. quantas vezes já vi pessoas fazerem este tipo de comentários e depois começarem com outros do género "eles vêm para cá para nos roubarem o emprego", e pérolas que tais.

a verdade é que muitas vezes as pessoas estão tão arreigadas aos seus preconceitos que nem sequer conseguem transportar uma conclusão parcial (pretos ou brancos, não interessa pois tanto uns como outros podem ter atitudes correctas ou incorrectas) para a generalização que seria possível e louvável.

enfim, espero não ter acabado com o teu optimismo.

Eurydice disse...

Sou uma pessimista incorrigível!

É isso que me permite saborear os pequenos prazeres do dia-a-dia... :)

rmrs disse...

Delicioso. Uma vez assisti a uma cena parecida, ao contrário, em que uma cigana se juntava a uns causasianos para cascar nos pretos, mas percebendo, que noutro contexto seria ela o alvo.