segunda-feira, agosto 27

Duas Mulheres


Entrou, muito enervada, e disse:
- Senhor Chófer, será que não houve o autocarro das duas ou será que o perdi por um minuto?!
- Eu acho que ele passou! - respondeu, hesitante, o interpelado.
- Ah! Fiquei aqui a torrar ao sol - rabujou ela.
Avançou pela coxia fora, alta, bem proporcionada, o rosto delicado de um belo tom de cobre franzido num amuo tenso - o género de mulher que as outras classificam na categoria de Qualquer Trapinho Lhe Fica Bem.

Sentou-se e queixou-se para a mulher de belo perfil romano que já ia sentada no banco seguinte:
- Fiquei ali meia hora a esturricar! A minha mãe bem me disse que fosse para casa descansar e refrescar-me, mas eu quis laurear um bocado, passear no jardim! Ele há dias assim!
- Vá: já passou! Não se enerve! Acalme-se! Às vezes temos o relógio um pouco atrasado...
- Estou com a tensão alta, desregula o relógio! E depois estes calores! Já fui operada a uma coisa má no útero e agora estou outras vez cheia de miomas. E sangro quando tenho relações e depois não quero e ele não compreende e fica zangado!

E a outra, com doçura, poisando a mão no braço bem desenhado:
- Vá! Vá lá!... não se deixe abater!
- E depois fico cheia de electricidade na cabeça! - e, desatando o cabelo frisado, esfregou o couro cabeludo - Agora já há oito dias que não falo com ele e nem tenho vontade nenhuma de falar! E a gente tem aquelas más-disposições e tudo nos incomoda!
- É! E o cabelo fica assim meio espetado, sem graça! O meu hoje está assim!
- Ah... agora chego a casa e tomo um banhinho, ponho uma roupa fresca e já fico melhor!
- Isso! Não se deixe abater! Cuide de si!
- Ah! Já me esquecia de tocar a campainha!... Obrigada! É a quarta ou quinta vez que encontro a senhora no autocarro e é sempre com desabafos! Obrigada!

Levantou-se, hesitou, e depois debruçou-se sobre a outra mulher, deu-lhe dois beijos, e saiu com um vibrante:
- Obrigada, senhor chófer!

5 comentários:

rogério sousa disse...

O "chófer" é um fulano sortudo.
E essa de electricidade na cabeça está de morte.
Texto suave, como sempre.

Letícia disse...

uma pessoa é simpática, faz uma boa acção a tentar animar a outra...e, pimba, ainda leva com dois beijinhos!!
ele há dias!!...realmente...
eheheheh
twilight zone tini ni ni niii

Eurydice disse...

A mim pareceu-me que os homens do autocarro estavam um bocadinho invejosos!... É que a "rabugenta" era mesmo um pedação de mulher! ;)

rogério sousa disse...

não se pode ter todas as virtudes, não é?

Eurydice disse...

Exacto, directriz!... E todos temos dias em que a vida é mesmo insuportável!