sábado, agosto 25

A propósito de Primeiros...


Vasco Pulido Valente é amado e odiado em partes iguais, acredito! Por mim, ora concordo ora discordo do que ele diz.
Não me esqueço de que, na noite da contagem dos votos para a Presidência da República, lhe ouvi a única análise verdadeiramente interessante sobre os candidatos. Graças a ele, consegui pôr um nome ao mal-estar que a candidatura de Alegre me causava, apesar de uma certa simpatia pela figura poética e pelo panache. E a resposta era tão clara que me espantei de não a ter encontrado sozinha: RETÓRICA. Tudo o que Alegre dizia era eventualmente empolgante, fazia ressoar sonhos e nostalgias adormecidas, tocava trombetas a ideais bem-sonantes. Era bonito, mas não era REAL. Não era sólido no terreno da prática política, era estéril. Palavras, apenas palavras.
Nesta entrevista ao Diário Económico, VPV coloca em equação, mais uma vez, algo que ainda não tinha sido formulado com tanta clareza. Mesmo que não se concorde, vale a pena ter em conta. Aqui fica para quem gosta e para quem não gosta!
AQUI

11 comentários:

Rogério Freitas Sousa disse...

É uma das muito poucas "cabeças" que vale a pena neste triste país. Há largos anos aprendi a admirá-lo. Só tenho penha que alguns dos seus livros [brilhantes, no meu modesto entender] estejam esgotados.

Rogério Freitas Sousa disse...

a mania de querer escrever tão depressa quanto se pensa: quis dizer, "só tenho pena...". sorry.

Eurydice disse...

Concordo. É mal-amado, acho eu, mas é alguém que tem ideias e tem propostas de análise que estimulam realmente a reflexão. Não interessa muito se estamos de acordo ou não: o que interessa é que ele nos obriga a pensar!

""#$ disse...

Discordo.
A entrevista é péssima mais ainda ao pior nível de ele, cheia de banalidades.
Então, aquela parte em que ele compara Cavaco a Sócrates e diz que são iguais, é para rir.
Mas no meu caso que já coleccionei umas entrevistas dele de há 10/15 anos, já percebi o que a casa gasta.

Os "nomes" de referencia que ele cita são também"....ui... do melhor?! e do mais desempoeirado que há. Estou a ser irónico claro...
Tudo pessoas "novas" e desempoeiradas...

Aprecio particularmente o facto dele citar a esposa, e o Vítor bento do diário económico...

Ele tem a curiosa táctica de citar os jornais onde escreve como sendo "referencias" .
É claro que os jornais onde ele não escreve nada valem...
Só é referencia naquele egocêntrico medíocre os sítios onde ele está.

Pelo meio ainda falsifica a história ...
enfim, multifacetado e extremamente parvo,como de costume, mas agora a começar a misturar a senilidade evidente com a habitual parvoíce.

Fico também admirado de alguém como é o caso dele que conhece taaaaaaaanto o país e a história , nunca tenha intervido civicamente quando era novo para salvar-nos de nós próprios e apenas em 1991 decidiu durante 4 meses salvar os portugueses candidatando-se a deputado.

Pelo meio, o homem que sabe tanto do país , esta graaaaaaaande cabeça, quando inquirido na TSF acerca do valor do ordenado mínimo nem sequer a isso soube responder e mandou um valor que era menos do dobro do salário mínimo à época.

Enfim graaaaaaaaaaaaaaaandes cabeças que nunca salvaram o país.
Apesar de terem tido oportunidade para isso.

Agora que estão com a reforma garantida, e a carreira medíocre consagrada, é só ideias.
Como não se arrisca nada pode-se arrotar postas de pescada...
Tá bem...

Eurydice disse...

Continuo a achar que ele tem a virtude de estimular a reflexão, Pedro... :) E de vez em quando produz umas pérolas curiosas...
Paciência, se a ostra tem falhas!...

""#$ disse...

Cara Bianca: ele estimula é a vontade de se comprar fruta podre para lhe mandar.
o problema é que se anda a escutar os Pulidos Valentes cá da terrinha há muito tempo...

Eurydice disse...

Caro Pedro: tu sabes que aprecio os teus contributos mesmo quando discordamos. :)
Pessoalmente, acho que aprendemos com tudo e com todos. Não porque nos ensinem, mas porque nos obrigam a aprender!

""#$ disse...

bIANCA:Querida senhora, deixemos a ética da aprendizagem com o camarada Vasco para outras calendas.

Vamos mandar-lhe fruta podre!

É um imperativo ético!

Rogério Freitas Sousa disse...

não há paciência. ponto final.

Eurydice disse...

Caríssimo Pedro: Kant me guarde de interferir nas máximas de outrém!... :)
Sabes que eu valorizo a autonomia da vontade, qualquer que seja a calenda!

Eurydice disse...

Registo, para os devidos efeitos, que este post ilustrou as extremas reacções que VPV provoca...
Suponho que isso, só por si, é algo interessante e significativo.