sexta-feira, agosto 3
Van Gogh... ou não...
Este quadro, conhecido como Head of a Man, chegou à Austrália integrado numa exposição de arte contemporânea patrocinada por Keith Murdoch, pai de Rupert Murdoch, conhecido magnate dos media, em 1939. A obra ficou retida na Austrália em consequência do início da II Guerra Mundial, sendo adquirida em 1940 pela Galeria de Victoria por 3.500 dólares.
Foi atribuída a Van Gogh durante mais de setenta anos. Como quadro de Van Gogh, tinha sido avaliado em cerca de 21 milhões de dólares.
Não se trata de uma falsificação: apenas foi erradamente atribuído a este pintor, pensando-se, hoje, que terá sido pintado por um artista seu contemporâneo.
Para já, foi enviado para o Museu Van Gogh, em Amsterdam, para uma peritagem definitiva.
Não sendo perita e correndo o risco de ser desmentida pelos que o são, acho que falta às cores uma certa transparência, uma luminosidade, característica das obras de Van Gogh que conheço.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Estou perfeitamente de acordo contigo, embora seja leiga na matéria. Para ser Van Gogh falta aqui qualquer coisa. Mesmo tendo tido Van Gogh um período inicial em que pintava cores escuras, muito na linha da escola flamenga,não vi nada dele que se assemelhasse a este quadro, nem no traço nem nas cores.
Bem vinda!
Dadas as tuas recentes incursões na terra e no museu do pintor, serás no mínimo uma leiga esclarecida!... eheheh
Enviar um comentário