quarta-feira, julho 18

Blogar


Este blog começou em Abril. Não fui confirmar a data, mas lembro-me que os posts sobre o 25 de Abril foram DOS primeiros. Devemos estar a celebrar qualquer coisa próxima dos três meses, portanto.
Apetece-me fazer um balancete.
Uma das coisas que aprecio, quando visito um blog, é que os seus membros entrem em diálogo com os visitantes, respondam aos comentários, e se gere uma troca de impressões sobre os assuntos onde todos participam. Gosto de deixar comentários, além disso, quando os assuntos me interessam - também por ter sempre sentido que era algo como que inerente à natureza e funções de um blog. A experiência de administrar este blog não desmentiu isso: é um prazer pesquisar e publicar, por mais simples que seja a postagem, mas bom mesmo é ter as palavras de quem visita, as suas opiniões, respostas e dicas. É uma espécie de diálogo de espíritos, e parece-me extraordinário que isso possa acontecer precisamente num meio como este, tão FÍSICO, tão dependente de HARDWARE, tão frágil e tão poderoso. É um diálogo estimulante, quando temos a sorte de encontrar pessoas reais, pessoas que não usam aqui mais persona do que no resto da sua vida.
Depois há também os outros, aqueles que conhecemos ao vivo, e com quem também acabamos por partilhar coisas que no dia-a-dia (e por muitas razões) não vêm a propósito. E há ainda uma outra conquista comunicacional, curiosamente: nós próprios. Porque nos abrimos a outras reflexões, a outras procuras, a outras críticas, a outros mundos. A outras pessoas. A outras compreensões.
É uma janela de liberdade. Por enquanto. Frágil e sensível como toda a liberdade. Poderosa e terrível, claro. Como toda a liberdade, só existe quando partilhada.

Obrigada a todos!

3 comentários:

""#$ disse...

não.

Eurydice disse...

Pedro: sim! :)

Eurydice disse...

Caro Pedro, vou reformular (por causa da couraça)... :)
É um espaço de liberdade que se perde se não o usarmos. Não é A Liberdade. Não usar este espaço é deixá-lo nas mãos de quem o usa. Pluralidade é um bom caminho. Deixar esse caminho encher-se de ervas daninhas, é mau...

Diz-me por que tens um blog? Não é um espaço de liberdade a que dás uso? Não seria prescindir de liberdade não postar? Ou não comentar? Não é importante que haja oportunidade de nos expressarmos e REUNIRMOS para essa mesma expressão?
Por isso digo: SIM!