quinta-feira, julho 5

O Ateniense -1


Sócrates - único verdadeiro retrato, segundo se pensa.

Sempre pensei em Sócrates como um grande maçador. Aliás, tenho um amigo a quem digo frequentemente: "O Sócrates devia ser tal qual como tu!... Um CHATO!" Bem, este amigo é daqueles que nos escreve quatro mails seguidos para nos fazer aderir ao seu ponto de vista, mesmo que mal tenha tempo para comer. O assunto é normalmente algo que ele assumiu como uma causa, mas que na realidade em nada interfere com a sua vida, e que ele defende como se fosse o futuro dos filhos que está em jogo.

Assim foi Sócrates: assumiu como causa e objectivo de vida ser um moscardo a espicaçar os seus concidadãos para os levar a tomar consciência da necessidade de procurar a verdade. Até aqui, nada teria a objectar - a não ser que me chamasse Xantipa, fosse casada com ele e me sentisse um bocado abandonada enquanto esposa e mãe dos seus filhos.
O problema é que Sócrates trata a verdade como se toda ela fosse de natureza matemática. Tem uma chave mágica para abrir todas as portas do conhecimento, e não aceita mais nenhuma. Numa lógica binária vai esgrimindo contradições semânticas para esconjurar contradições lógicas.
Usa de todos os artifícios dos sofistas, mas acha que o pode fazer pois o seu objectivo é alcançar a verdade . Por outro lado, um ilustre sofista, Górgias, disse: NADA EXISTE; SE EXISTE, NÃO PODE SER CONHECIDO PELO HOMEM; E AINDA QUE PUDESSE SER CONHECIDO, SERIA INCOMUNICÁVEL AOS OUTROS - e assim perdeu o direito a ser pessoa de bem aos olhos dos aspirantes a filósofos. Digamos que são os fins que justificam os meios.

Depois, temos como fonte aqueles belíssimos diálogos do seu discípulo Platão, feitos à medida para o Mestre brilhar, e onde se prova acima de tudo o talento filosófico e dramático de Platão.
Verdadeiramente grande, no entanto, foi a fidelidade aos seus princípios, que o levou a ficar e beber a cicuta oficial, em vez de fugir para prolongar a vida do corpo que ele considerava inferior à da alma.

Talvez isso explique o perene endeusamento deste homem pertinaz. Curvo-me perante essa grandeza, mas abomino a divinização a que tem sido sujeito.

3 comentários:

""#$ disse...

Obrigado, Obrigado.
Reconheço-me perfeitamente nesta caricatura, mas os meus métodos são ligeiramente diferentes.
Eu envio 4 anexos de assuntos suaves e fúteis...

Eurydice disse...

Caro Pedro: não és tu o dito amigo. Em primeiro lugar, porque NÃO és. :) Em segundo, porque não me atreveria a proclamar-te AMIGO unilateralmente!... hihihihi

Em terceiro, terias que conhecer para perceberes que é um simples aprendiz.

A frase mais ouvida acerca deste meu amigo? ESTA: "É boa pessoa, mas é TÃAAAO CHAAAAATOOOO!" É incrível a unanimidade em torno da questão... ehhehh

Eurydice disse...

UPs ! Para "perceber que ÉS UM SIMPLES APRENDIZ" Desculpa a inconveniente gralha!